Etiqueta profissional nesses tempos de CRISE

Etiqueta profissional nesses tempos de CRISE
Madalena Mattos

Madalena Mattos é palestrante, empresária, escritora, professora universitária e Mestre em Administração. Com mais de vinte e cinco anos de experiência no mercado, sempre busca utilizar a empatia como ponte para auxiliar na descoberta de novas habilidades e metodologias para proporcionar o desenvolvimento humano.

Estamos atravessando um momento não muito bom para o nosso país, estamos nessa, famigerada palavrinha que virou moda…C R I S E !

Crise política, crise econômica, crise familiar, crise nas empresas, crise nos medicamentos…

Mas uma coisa pode ter certeza, que o meu comportamento perante o mercado de trabalho, tem que cada vez ser melhor e temos que buscar sempre a etiqueta profissional, garanto que essa não está em crise, ou melhor, nós precisamos estar cada vez mais afiados na etiqueta.

Estamos vendo uma falta de emprego e ao mesmo tempo empresas descartando gente, cortando, eliminando do quadro de funcionários.

Então eu te pergunto: Que tal você analisar e repensar em se cuidar cada vez mais? E aprender sempre.

Então a etiqueta não está em c r i s e, muito pelo contrário, está em evidência, pois quando conhecemos as suas regras básicas, devemos de imediato usar, praticar e compartilhar.

Vamos dizer que, entre dois candidatos, que estão prestes a ser contratados ou a serem demitidos em um processo e/ou entrevista, será observado tudo nos comportamentos e lógico nesse momento a etiqueta profissional fica em evidência também.

Aqui eu abro um parêntese para um entendimento melhor – Uma filha de uma amiga, estava concorrendo para uma vaga em um banco e no final da seleção o último processo para eliminação final, foi um jantar com um diretor do banco. Ganhou a vaga o candidato que melhor se comportou a mesa, reforço aqui, foi admitido o candidato que tinha conhecimento de etiqueta à mesa.

Sabemos que existem os três E’s do comportamento, que são Ética, Educação e a Etiqueta e sempre digo que o único que podemos comprar, estudar aprender, é o E de etiqueta, pois os outros dois temos que ter.

Mais um questionamento: Como se destacar em meio a uma oferta tão grande de candidatos a um emprego?

Além das palavrinhas mágicas, que tanto se fala…. Obrigada, pois não, posso ajudar, dentre outras, temos que conhecer as regras básicas da etiqueta para na hora necessária usá-las.

Na verdade, cabe ao trabalhador, escolher para si as melhores armas para enfrentar essa situação. Infelizmente, não existe uma fórmula mágica para resolver o problema, é enfrentar e buscar formas de mudar a situação.

A nossa própria experiência permite-nos apresentar alguns conselhos básicos que esperamos servir para você.

  • Seja pontual;
  • Cuidado com a sua vestimenta;
  • Saiba se vender;
  • Palavras tem poder;
  • Postura;
  • Planejamento;
  • Respeito;
  • E use os 3 E’s – Ética, Educação e Etiqueta.

Como o calor derrete o gelo, a gentileza juntamente com a educação, evapora mal entendidos, desconfianças e hostilidade.

Uma falta de educação ou uma gafe, você talvez esqueça, mas uma pessoa educada e um bom atendimento nunca.

E tenha certeza que a simpatia abre portas, mas a educação deixa sempre aberta.

Espero que esse texto lhe ajude a focar nos pontos positivos e a mudar seus pontos de melhoria no quesito etiqueta, porém se quiser conhecer mais sobre o poder do marketing pessoal eu lhe convido a adquirir meu curso online: Gestão de Imagem –  Marketing Pessoal e Profissional – no qual eu ensino mais técnicas e ferramentas de como aperfeiçoar sua imagem e se destacar no mercado de trabalho.

O curso é todo em vídeo, podendo ser acessado de qualquer dispositivo como smartphones, tablets, notebooks e computadores de mesa. Além disso você tem a minha garantia que se adquirir o curso e em até 7 dias não gostar eu devolvo integralmente o seu dinheiro.

Com essas facilidades não tem porque pensar duas vezes não é mesmo? Aproveite e clique no link abaixo para adquirir agora o curso e ainda ganhar de bônus uma aula na qual eu ensino os 12 passos para criar o currículo ideal!

Link do Curso: http://bit.ly/cursogimagem

Madalena Mattos

Palestrante e Empresária

0 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*